quinta-feira, 30 de maio de 2013

Trocando Ideia: uma conversa com o violonista e compositor Cristiano da Viola

“Porque o 7 é tudo que eu sempre quis!”, é o que respondeu Cristiano da Viola ao ser questionado sobre o que o fizera escolher o violão de 7 cordas ao invés do de 6.


O compositor e violonista carioca concedeu uma entrevista para a série Trocando Ideia, onde expôs os principais elementos que alimentam suas inspirações no universo do samba.

Assim como grande parte da nova geração de violonistas, Carlinhos foi inspirado por mestres como Raphael Rabello, Dino 7 Cordas, Hélio Delmiro, Baden, Marcello Gonçalves, entre outros.



Leia a entrevista na íntegra:

- Pra você, qual a diferença do violão 6 para o de 7 Cordas?
Cara, o 7 é fraseado e o 6 é a base da harmonia!

- Quando você percebeu que queria aprender a tocar algum instrumento?
Não há muito tempo, há uns 15 anos atrás, foi quando eu vi o Cláudio Jorge tocando, fiquei maluco com a levada dele, e decidi aprender meu pai já tocava e uma coisa leva a outra...

- O que você costuma ouvir e quais são os ritmos que gosta de tocar?
Ouço muito jazz, blues, choro,bossa-nova e samba, meu ritmo é samba de raiz

- Pra você tocar, tocar é um dom que vem da alma ou provém do empenho?
De todos os ítens, principalmente de empenho!

- Quais são os violonistas que você admira?
 Dino, Rafael Rabello, Hélio Delmiro,Baden, Marcello Gonçalves e muitos outros.

- Já tocou ao lado de algum instrumentista que você admira?
Toquei com o Rogerinho 7 cordas, num samba em Oswaldo Cruz uma vez, no dia nacional do samba, o cara é sobrenatural!

- Por que escolheu o violão de 7 cordas ao invés de continuar no de 6 cordas ?
Porque o 7 é tudo que eu sempre quis!

- Deixe uma mensagem para quem quer aprender a tocar.
Insista, estude muito e escute muito mais os antigos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário