domingo, 9 de junho de 2013

Trocando Ideia: confira a entrevista com o violonista carioca Victor Alves

Berço ancestral de mestres do samba, o Rio de Janeiro é a terra do violonista Victor Alves, que também se rendeu ao bordado sonoro do violão de 7 cordas.


Com 124 desfiles em seu currículo, o autor ponderou sobre inspirações e conceitos do instrumento e detalhes de sua carreira. Quando perguntado sobre a diferença entre violão de 6 e 7 cordas, ele diz sucintamente com discrição:  O de 6 é base, o centro. Mas o de 7 é o libero”, explica.

Entusiasta das toadas folclóricas de Parintins, o músico já dividiu o palco com o cantor e compositor Claudio Jorge, de modo que já foi para avenida com diversas escolas de samba de sua cidade, além de outros estados.



Confira a entrevista na íntegra:

- O que você costuma ouvir e quais são os ritmos que gosta de tocar?
Ouço mpb, gosto também das toadas de Parintins, mas a minha praia mesmo é samba enredo. Já desfilei em quase todas as escolas de samba do Rio, e também em outros estados como Floripa, Uruguaiana (fronteira Brasil e Argentina). Desfilo em São Paulo na Mocidade Alegre há 4 anos, tenho 124 desfiles em 13 anos de violão.


- Quando você percebeu que queria aprender a tocar algum instrumento?
Foi com 13 anos. Eu tocava percussão e nem pensava em tocar instrumento de cordas.

- Pra você tocar, é um dom que vem da alma ou provém do empenho?
No meu caso, eu acho que foi dom. Eu nunca fiz aula, corri atrás sozinho. Meu pai também toca um pouco e tentou me ensinar, mas a minha mão era muito dura (risos). Aí eu fui praticando sozinho mesmo.

- Quais são os violonistas que você admira?
Carlinhos 7 cordas, Luizinho 7 cordas, Ventura Ramires Cláudio Jorge, Josemar Monteiro e o meu mestre maior: Jorge Simas.

- Já tocou ao lado de algum instrumentista que você admira?
De violão, só com o Claudio Jorge, na Vila Isabel em 2003. 

- Pra você, qual a diferença do violão 6 para o de 7 Cordas?
O de 6 é base, é o centro, mas o de 7 é o libero. 

- Por que escolheu o violão de 7 cordas ao invés de continuar no de 6 cordas ?
Um amigo meu dizia que o pai dele tocava violão de 7. Quando eu o vi tocando, resolvi que era isso que eu queria pra minha vida...

- Deixe uma mensagem para quem quer aprender a tocar.
Primeiro lugar: estude. E se dedique a esse instrumento porque ele é maravilhoso.


Zico 60 Anos




Nenhum comentário:

Postar um comentário