Trocando Ideia

Violonistas que passaram pela Série "Trocando Ideia"


Samuel Silva - Violonista paulistano, que tem entre suas principais influências, nomes como Bezerra da Silva, Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Agepê, Clementina de Jesus, Adoniram Barboza, Jacob do bandolim, Pixinguinha, entre outros.



Raphael Rabello - Uma das maiores referências aos jovens que se iniciam no violão de sete cordas atualmente. Carioca de Petrópolis


SombrinhaEmbora tenha se encontrado no cavaco, ele fala com propriedade sobre as diferenças entre o violão de seis e o de sete cordas.

Raíssa AmaralAdmiradora de grandes mestres de nossa música, ela gosta de alimentar os ouvidos com gêneros variados, que passam por choro, seresta, bolero, tango, clássicos da canção popular, entre outros.

Miguel AtaídeNatural de Florianópolis, o violonista é apaixonado pela canção brasileira, e nos contou um pouco sobre sua trajetória e a forma como os acordes começaram a fazer parte de sua vida profissional.

Cláudio JorgeEm seus mais de 35 anos de carreira, o autor já acompanhou importantes figuras da canção popular, como Cartola, João Nogueira, Nei Lopes, Aldir Blanc, Wilson das Neves, Ivan Lins, entre tantos outros.

Vinicius AlmeidaAo ser perguntado sobre sua iniciação no violão de sete cordas, o violonista respondeu que não escolheu o instrumento, mas foi por ele escolhido.

Fernando Balieiro - O voo musical do violonista Fernando Balieiro se iniciou muito antes dele ter contato com algum instrumento. Foi observando o pai tocar cavaquinho e violão, quando ainda era menino, que começou a desenvolver interesse e encanto pelos instrumentos de corda.


Luiz JuniorExatos 2992 quilômetros separam São Paulo de São Luís, no Maranhão. A série Trocando Ideia conseguiu conhecer um pouco sobre o som do violão que ecoa por lá por meio da entrevista feito com o violonista Luiz Júnior.



Moacyr Luz - A capacidade de absorver inspirações dos mais variados gêneros é um dos principais alicerces na carreira do músico. Exemplo deste contexto é o cantor e compositor Moacyr Luz.


Chanel RigolonImpério de Casa Verde, Dragões da Real, Nenê de Vila Matilde, Morro da Casa Verde e Leandro de Itaquera. Estas são algumas escolas que já contaram com o talento do violonista e compositor Ricardo Rigolon, mais conhecido como "Chanel".


Lia MeyerUm dos reflexos femininos na música popular atual é o trio Choro das 3, do qual a série “Trocando Ideia” pôde conhecer mais por meio da entrevista com a violonista Lia Meyer - que forma o trio ao lado das irmãs Elisa e Corina. Vale destacar que Eduardo Ferreira, pai das três, também integra o projeto tocando pandeiro. 

Rogério Caetano Um dos principais músicos de seu tempo, o violonista Rogério Caetano começou a caminhar entre as cordas universais da música ainda com seis anos de idade.

Cristiano Da Viola“Porque o 7 é tudo que eu sempre quis!”, é o que respondeu Cristiano da Viola ao ser questionado sobre o que o fizera escolher o violão de 7 cordas ao invés do de 6.

Victor Alves - Berço ancestral de mestres do samba, o Rio de Janeiro é a terra do violonista Victor Alves, que também se rendeu ao bordado sonoro do violão de 7 cordas.

Messias Santana - Algumas entrevistas da série "Trocando Ideia"ganham cor, movimento e som. A partir de agora, o público que acompanha o Arte do 7 cordas poderá conferir entrevistas em vídeo com autores envolvidos de alguma forma com o violão de 7 cordas ou ao universo do samba como um todo.

Diego FrançaEntusiasta da escola contemporânea do violonistas, o paulista Diego França é inspirado por nomes como Horondino Silva, Luizinho 7, Rafael Rabelo, os irmãos Valdir e Valter, Zé Barbeiro, entre outros.


Fábio Neves“Buscar recursos, conhecimento e pessoas que possam potencializar sua música. A palavra-chave é experimentar”, é o conselho do violonista Fábio Neves aos que se iniciam na magia sonora das 7 cordas


Guilherme Fraccari Violonistas com diferentes estilos já passaram pela série “Trocando Ideia”, cujo objetivo é aproximar o universo dos instrumentistas do público. No mês de julho, oArte do 7 Cordas bateu um papo com o músico Guilherme Fraccari.

Ventura Ramirez - As mãos dele se apropriam do violão como as cordas fossem extensões de seu corpo. Dono de um estilo singular de se tocar o violão de 7 cordas,Ventura Ramirez - o Mombuca -, é um dos principais expoentes do instrumento no país.

Lipe Canindé - Nascido e criado na zona leste de São Paulo, mais precisamente em São Miguel Paulista, o violonista falou um pouco sobre as influências que foram fundamentais em sua carreira musical, que atualmente se divide entre arranjador, diretor musical e integrante do grupo Choro em Linha de Passe.






Nenhum comentário:

Postar um comentário