José Augusto




Refletindo sobre Música 

Para mim, música é a poesia da vida, cada música tem uma beleza singular, conta história de vida, de sentimentos, de experiências, de angústias e de felicidade. Músicas de saudade, música de mulheres, música de lugares, música de acontecimentos, música de sentimentos, eventos, locais e momentos vividos.

Na música reencontro meu passado, amigos, lutas e dificuldades, sentimentos passados, amizades, choro de dor e de felicidade, de adolescente, de jovem, de adulto. Lembro que sempre gostei de batucar, gostava de música de carnaval, depois teve uma fase de boleros, tangos e serestas, por fim o gosto mais variado com o samba e a bossa nova, as canções, baladas, baião, o rock nacional e internacional, o jazz e o blues.

Quanto ao violão, encostei-o por muitos anos, que arrependimento. Por sorte ele me aceitou de volta e agora é companheiro de várias jornadas, tanto sozinho como com os amigos. Cada música que me debruço é uma nova jornada rumo ao desconhecido, de que ela falará? para que local e a que tempo serei transportado? E os intérpretes? Escuto a mesma música procurando entender o que cada um está querendo dizer, de fato a vida de cada um está um pouco revelada em cada interpretação.

Penso na música também como uma arte, motivo de reunião, como é o futebol e o  cinema, reunimos com os amigos para tocar, cantar e escutar música, é um momento de encontro e divertimento, é a arte ajudando a congregar e elevar nossa alma.

Muitas vezes penso: Que sentimento tem essa música que estou cantando? Estou começando e terminando a música de forma correta? Tenho tido mais preocupação com a melodia e a afinação, quanto à letra e a dicção correta sei que são importantes, mas tenho a melodia e o arranjo como preocupação principal nessa fase mais melodiosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário